a minha maneira de controlar o Lúpus... =)

A incerteza sobre o curso da doença, falhas no tratamento e as hormonas que provocam inflamação nas articulações colaboram para a raiva, frustração, depressão, perda da esperança e da vontade de lutar po parte de quem sofre de LES...

por isso:
  1. Confio e mantenho uma boa relação com a minha médica;
  2. Mantenho uma sólida relação com os meus familiares e amigos (embora eu não fale muito acerca da doença com eles... fecho-me sobre mim mesma mas sei que eles estão lá quando preciso);
  3. Tomo sempre e eficientemente as medicações como prescritas;
  4. Aprendi mais sobre a doença, como reconhecer seus sintomas e o que se pode fazer para evitar a sua reactivação;
  5. Tentei não ter uma postura passiva. Envolvi-me directamente no processo melhoria!! x'D
  6. E por fim, a medida mais drástica que tive de tomar, mas que tenho consciência de que é fundamental: Evitar ao máximo a exposição solar!!

Estes são os meus truques, mas acredito que são capaz de se adequar a grande parte dos doentes de LES!!

1 comentários:

Unknown disse...

Olá Andreia,
Quero agradecer-te por toda a informação disponibilizada aqui.
Também tenho lupus, diagnosticado em Setembro/2009. Já tive 2 crises, nada de grave. Tenho consciência que o pior ainda está para vir.
Espero que estejas bem.
Beijinhos, Paula