A história do reumatismo...

A História do Reumatismo é a História dos esforços do homem para o vencer, é todo o longo processo de gestação do que hoje chamamos Reumatologia.
O Reumatismo é, muito provavelmente a mais velha patologia do planeta, antecedendo em milhões de anos o aparecimento do homem, como o demonstram estudos paleopatológicos reveladores de lesões espondilíticas no esqueleto de dinossauros e outros fósseis.
Tem acompanhado o homem ao longo da sua evolução histórica como o comprovam as alterações osteoarticulares, artrósicas e espondilíticas, do esqueleto do Pithecanthropus Erectus e outros “achados” encontrados em África, que parece ter sido o berço da esoécie, nas velhas civilizações da Mesopotâmia e do Mar Egeu, da China, da Índia, da América pré-colombiana e do Egipto.
O homem tem procurado sempre justificar a doença em função da luta que empreende contra ela: do conceito primitivo dos espíritos e do castigo das divindades; depois pela existência de substâncias nocivas estranhas ao seu corpo ou pelas alterações humorais nele produzidas; aceita mais tarde o finalismo aristotélico de que a natureza não faz nada sem um fim; mais tarde adopta conceitos químico-biológicos; mais adiante “reconhece” o mecanismo antigénio-anticorpo que o leva até ao da autoagressão e está hoje no limiar de tentar vencer a doença, prevenindo-a, estudando em si a “genealogia mórbida” que facilitará ou não a agressão.

- Na velha civilização egípcia, o estudo das múmias, das pinturas e dos escritos, como no papiro de Ebers, permite-nos admitir terem sofrido de afecções simile da espondilatrose, cervical ou dorso lombar, de espondilartrite, de discopatias e até mesmo de artrite e de gota; no tratamento, embora prevaleçam conceitos mágicos da doença, pode-se encontrar já a prescrição de unguentos para dar flexibilidade às articulações ou para atenuar a dor.
- O conceito de Reumatismo e do seu tratamento vai tornar-se mais científico, libertando-se mais do seu carácter mágico, passando a ser encarado como processo natural, na Grécia, com Hipócrates (460-377 a.C.) (Fig. 1 ) e a sua Escola de Cós. Faz-se a primeira sistematização da patologia reumática, com o dualismo: podagra e arthritis. Hipócrates, apelidado de Pai da Medicina foi o criador da clínica , tendo-nos deixado nos Aphorismos, descrições e conceitos lapidares ainda hoje válidos, como o das artrites migratórias e das infecções agudas, da pelviespondilite, do síndroma discal, a acção da gravidez na evolução das artrites, o papel da infecção nas deformações da coluna. Para a Escola de Cós, o corpo humano, tam como o Universo tem os seus quatro elementos, compor-se-á de 4 humores: sangue, pituita, bilis negra e bilis amarela, resultando a doença de uma alteração no equilíbrio humoral: o tratamento tinha por finalidade restabelecer esse equilíbrio por meio de prescrições higieno-dietéticas, banhos, purgantes e calor, sob várias formas.

- Com Galeno (130-203) (Fig. 2), grego romanizado, renasce o conceito humoral de doença. O reumatismo de que tem um conceito unicista, seria devido ao excesso de humores e daí a necessidade de purificar o corpo, empregando uma medicação com as características dos 4 humores (refrescante, quente, húmido e seco): purgantes, sangrias e revulsão cutânea. A ele se deve a descrição do morbus arthriticus (simile artrite reumatóide ?). Atribui-se-lhe a designação de gutta (gota) para a velha podagra hipocrática, por considerar que o ataque resultaria de um humor alterado gerado no cérebro e que, não podendo sair naturalmente pelos emunctórios, vai fluir e acumular-se num locus minor resistência, “gotejando” na articulação.
É o primeiro a descrever a nevrite cérvico-braquial e a estabelecer a sua relação com a patologia vertebral.
A sua vasta obra irá influenciar todo o pensamento médico até à fase experimental, como ciência última, tendo sido para a Medicina o que Aristóteles foi para a Filosofia.
- No “De Re Medica”, Aulus Cornelius Celsus (Celso), médico romano do tempo de Augusto, dá-nos a noção dos 4 sinais cardinais da inflamação.
- Dioscorides (40-90) é o precursor da Farmacopeia. No seu “De Universa Medicis”, são citadas várias plantas usadas no tratamento da “arthritis”.
O termo “Rheuma” (eu corro), para designar o catarro devido ao escoar dos humores frios do cérebro para as articulações, originando a dor, ora se atribui a galeno ora a Dioscorides.
Sabemos que os romanos levaram o seu gosto pelos banhos até ao exagero. Também na terapêutica do reumatismo os tratamentos termais desempenham um papel importante e Caracala (188-217) manda edificar as Termas que têm o seu nome, em memória de seu pai, o imperador Sétimo Severo, inválido devido à gota.
É também em Roma que se funda, em 293, o primeiro Hospital, o “Ospedale dei Fattenbenefratelli”, que ainda existe.
Os romanos levaram as práticas higiénicas até à exaustão, tentando concretizar o aforismo “Mens sana in coorpore sano”.
- No Império Bisantino, Alexandre de Tralles emprega o hermodactil (colchico), no tratamento da gota.

- Na Idade Média dominada pelo pensamento e obra de Galeno, muito embora as condições higieno-sanitárias e sócio-políticas e económicas, pouco propícias sejam ao desenvolvimento da Medicina, preocupada sobretudo com a peste e a lepra, quase endémicas, ainda continuamos a ter como patologia reumática dominante, a gota, quase exclusiva das classes possidentes. A Medicina é ensinada no Estudo Geral, a Universidade, Instituição nascida e típica da Idade Média, e praticada pelos médicos (físicos), monges ou judeus, que usam a farmácia recolhida dos gregos e dos romanos pelos árabes.
São de notar; Abou El Ala Hossein Ibn Sina (dito Avicena) (980 a 1037), “O Príncipe da Medicina”, que, no seu “Cânon da Medicina” diz acerca dos tratamentos termais “… les eaux sulfureuses calment les nerfs, apaisent les douleurs, dispersent les matières morbides contenues dans les articulations. Elles nettoient la surface de la peau des furoncles et autrres ulcères et relâchent l’utérus…” e Guy de Chauliac (séc. XIV) ensina que a gota é devida à fluxão dos gumores, que determinam a dor e a rigidez.
Na segunda metade do século XV e século XVI, transição da escolástica medieval para o brilhante século XVII – a primeira era de ouro da Ciência – encontramos algumas figuras importantes para a Reumatologiaa:
- Gardanus de Pavia, a quem se deve a destrinça entre morbus articularis e podagra.
- Theophrast Bombastus von Hohenheim, dito Paracelsus (acima de Celsus) (1493-1541), (Fig. 3) alquimista e médico suiço alemão é o introdutor de um conceito bioquímico inovador. Assim, as doenças das articulações (gota e reumatismo), seriam doenças tartáricas pois, de forma idêntica ao depósito de tártaro nos toneis de fermentação do mosto também nelas, por insuficiência digestiva, se precipitariam produtos de degradação. Para drenar os produtos de degradação, preconizou a cura termal e os purgantes. Precursor da Farmacologia, induziu no tratamento do reumatismo, o tártaro sob forma de sais, o ouro coloidal e o enxofre. Na gota pode-se dizer que foi precursor, ao afirmar a existência de uma anomalia química na génese da crise e a importância da hereditariedade. Deve-se-lhe ainda o termo sinovia (semelhante á clara do ovo), para o fluido viscoso da cavidade articular, que foi o primeiro a descrever.
- A André Vesalio (1514-1564) se deve a descrição, pela primeira vez, da anatomia e das alterações do disco intervertebral no “De Humani Corporis Babrica”.
- Ambroise Paré (1509-1590), o pai da Cirurgia, foi o primeiro a descrever a epifisiolise femural (coxa vara do adolescente) e as lesões dos quistos sinoviais e a ter uma noção global das doenças reumáticas, considerando-as de predisposição hereditária, de causa desconhecida, devidas a um excesso de humores que originariam dores intensas, não supurativas, e admitiu a possibilidade de lesar orgãos internos. Introduziu a incisão e esvaziamento cirúrgico dos tofos gotosos.
- Guillaume Baillou (Ballonius) (1538-1616) (Fig. 4) é o primeiro a ter uma noção moderna dos reumatismos, com a sua concepção pluralista, na obra póstuma “Liber de Rheumatismo Opera Medica Omnia”, classificando-os em: crónicos (com contractura e incapacidade permanente), passageiros (com recidivas), intercorrentes (no decurso de doenças crónicas) e com dores não articulares; descrevendo-os de forma magistral. Valoriza a noção de “terreno”, na sua patogenia e a preferência pelos cacochymos (simile asténico). Foi o primeiro a empregar o termo reumatismo , ainda ligada ao conceito de fluxão.
Está para a Reumatologia como Hipócrates está para a Medicina.

- Século XVII, dominado pelas Escolas Iatroquímica.

- Thomas Sydenham (1624-1689), (Fig. 5 tal como Hipócrates, valoriza a clínica e a observação. Deve-se-lhe magníficas descrições: da crise aguda de gota, de que sofria (Tractatus De Podagra et Hydrpse) e que ainda hoje permanece clássica: a primeira descrição clínica do reumatismo articular agudo e da coreia e também do reumatismo crónico (simile artrite reumatóide) e do reumatismo lombar, em “Observationes Medicae”. Aplicou na terapêutica o ouro e o landano a que ficou ligado o seu nome.
Foi o clínico típico, que troçava da investigação e aconselhava os jovens médicos a procurarem na observação do doente, os elementos de estudo.
- Antoni van Leeuwenhoek (1632-1723) observa, no microscópio, que inventou, cristais de ácido úrico e uratos de tofos gotosos.
- Em 1691, o médico irlandês Bernard Connor, faz a primeira e fiel descrição da pelviespondilite reumatóide ou espondilite anquilosante, num esqueleto.
- P. Pomet, em 1694 na sua obra “Le marchand sincère ou histoire générale des drogues simples et composées”, introduz a fitoterapia dos reumatismos.
- Século XVIII
Dominam as doutrinas Vitalista e Organicista.
No campo dos reumatismos:
- Hoffmann (1660-1742), faz a distinção entre artrite (dores articulares) e reumatismo (dores nos músculos, membranas e tendões) .
- Pott (1714-1788), dá-nos um estudo da tuberculose das vértebras que virá a chamar-se Mal de Pott.
- Em 1753, Curzio descreve a esclerodermia e Hunter, em 1759, as lesões anatómicas da arthritis seca da anca (coxartrose), o primeiro passo para a individualização das artroses.
- Em 1763, Stone apresenta à Royal Society um trabalho sobre o uso do extracto de casca de salgueiro ; Von Stoerck, médico da Imperatriz Maria Teresa, introduz na Europa, o colchium autumnale.
- Dominicus Cotognio (ou Cotogno), descreve o quadro clínico da ciática, na obra “De Ischia de Nervosa Commentarius”, em 1764.
- Cullen (1712-1790), na “Synopsis Nosologiae Methodicae” (1769) classifica os reumatismos em: idiopáticos e sintomáticos / agudos, subagudos e crónicos / das articulações e dos músculos. Estabelece a relação entre as alterações da coluna vertebral e o lumbago e a ciática. Na génese do reumatismo considera mais importante o frio do que as alterações humorais. É também o precursor do actual sistema de Educação Médica.
- Scheele, isola o ácido úrico da urina (1776) e Woolarton, em 1797, demonstra, pela primeira vez, a presença de cristais de ácido úrico nos tofos gotosos da própria orelha. Foureroy, em 1799, dá-lhe o nome de ácido úrico.
- Pitcairn, em 1788, e Jenner, em 1789, são os percursores de Bouillaud assinalando as relações íntimas entre reumatismo e coração, ao fazerem a descrição das complicações cardíacas do reumatismo articular agudo. J. Haygarth (1740-1827), introduz o termo febre reumática para o reumatismo articular agudo.
- Ao terminar deste século dito das “Luzes”, Bichat, na sua “Anatomie Générale appliquée à la Medicne” (1799) descreve, entre os 21 tecidos que considera, o ósseo, o sinovial e o cartilaginoso.

- Século XIX, dita a segunda idade de ouro da Ciência:
- Em 1800 Landré-Beauvais, fala de uma nova espécie de gota que denomina de gota asténica primitiva.
- Em 1802, na obra póstuma de W. Heberden, “Commentaries on the History and Cure of Diseases”, são descritos os digitori nodi, nódulos das interfalângicas distais dos dedos das mãos, distinguindo-os dos tofos gotosos.
- Em 1820, o fisiologista Johannes Müller (1801-1858) designa por tecido conjuntivo o até aí denominado tecido celular.
- Scudamore, em 1827, faz a descrição do reumatismo crónico que considera ser devido à inflamação do tecido fibroso branco dos tendões, ligamentos, nervos e sinoviais.
- O princípio activo do colchium autumnale, a colchicina é isolado em 1820 por Pelletier e cristalizado, em 1884 por Houdé.
- A substância activa da casca do salgueiro, a salicilina é isolada por Leroux em 1838 e em 1844 Piria obtém o ácido salicílico a partir da salicilina. Em 1853 o químico C. Gerhardt a partir do ácido salicílico sintetiza o ácido acetilsalicílico, o princípio activo da Aspirina; o interesse foi efémero e só em 1894 com Kolbe, que faz a síntese directa e sobretudo co Hoffmann, químico da Bayer, é redescoberto o ácido acetilsalicílico. Destes trabalhos iria resultar, em 1899, a “Aspirina”, a princípio em pé e depois o famoso comprimido branco quando o pó foi comprimido com amido de milho. Estava no mercado um dos medicamentos mais úteis e mais usados em Medicina e um dos primeiros fármacos válidos em Reumatologia, a Aspirina, que teve largo e muito útil uso na epidemia da gripe durante a I Guerra Mundial (1914-1918) .
- No tratamento do reumatismo articular agudo passa a empregar-se, o ácido acetilsalicílico, por Stricker e o salicilato de sódio por Trousseau.
- No Traité Clinique des Maladies du Coeur (1835 e 1841), Jean-Baptiste Bouillaud (Fig. 6) descreve as doenças reumatismais do coração, individualiza o reumatismo articular agudo e estabelece as Leis da Coincidência entre R.A.A. e lesões cardíacas concomitantes :
1ª Lei – No R.A.A. violento e generalizado, a coincidência de uma endocardite, de uma pericardite ou cardite ou de uma endopericardite é a regra, a lei, e a não coincidência, a excepção.
2ª Lei – No R.A.A. ligeiro, parcial e apirético, a não coincidência de uma endocardite, de uma pericardite ou de uma endopericardite é a regra, a lei, e a coincidência, a excepção.
É também o primeiro a sugerir a implicação sistémica do tecido conjuntivo.
- Lasègne (1816-1883) enuncia “o reumatismo agudo lambe as articulações, pleura e meninges mas morde o coração”.
- Em 1837 Schönlein descreve a peliosis rheumatica (púrpura), estabelecendo as relações com as manifestações reumáticas.
- Alfredo Garrod (1819-1907) (Fig. 7) consagrou grande parte dos seus muitos trabalhos ao estudo da gota e do reumatismo.
Propõe, pela primeira vez, o nome de artrite reumatóide para a até então designada gota reumática ou gota reumatóide, considerando-a como uma entidade clínica com patologia própria e independente, embora seja doença artrítica ou articular com algumas características externas de reumatismo. Descreve-a de forma ainda clássica.
Na sua obra The Nature and Treatment of Gout and Rheumatic Gout descreve também, de forma antológica, a gota úrica, enunciando alguns princípios precursores como: ácido úrico, de formação tissular é rapidamente absorvido e eliminado pelo rim; o excesso no sangue deve-se ou à sua formação excessiva ou à sua eliminação deficiente; a inflamação gotosa daí resultante, acompanha-se de depósito de uratos nos tecidos – a única doença em que isso acontece; há tendência para a transmissão hereditária da doença .
É, com Baillou, Sydenham e Bouillaud, dos cientistas que mais contribuíram para o estudo do reumatismo.
Seu filho Archibald Garrod continuou os seus estudos.
- Charcot, em 1853, apresenta uma notável tese de doutoramento: Rhumatisme Articulaire Chronique.
- Schuler realiza a primeira sinovectomia cirúrgica do joelho de um artrítico, em 1887.
- Em 1893, Pierre Marie, faz a descrição clássica da espondilartrite anquilosante para a qual de Sèze propõe a denominação de pelviespondilite reumatóide (1954).
- No final do século (1897), Still faz a descrição clássica do quadro clínico da artrite reumatóide juvenil anteriormente estudada por Chauffard e de que Cornill referira o primeiro caso (1864).

- O nosso século, herdeiro desse prodigioso desenvolvimento científico da segunda metade do século XIX (Claude Bernard, Virchow, Roentgen, Pasteur, os Curie e tantos outros) e mercê da obra de Van Breemen, vai permitir o pleno desenvolvimento da Reumatologia, como aliás de todas as Ciências Médicas

27 comentários:

Anónimo disse...

An online investigation proved mind-boggling.
The greener your juice, the better it is for you.

I am ripped as which to keep as I cannot swing space or price to keep
the 2.

my site :: best juicer at walmart

Anónimo disse...

You should also try to compute if you will be able to save on your wedding cake design by serving other deserts and just going for a smaller and simpler cake.
Type of wedding vendor: Custom wedding cake designer.
You don't have to have all the fancy cake decorating supplies to make these cakes.

My website :: wedding cake decor Photos

Anónimo disse...

Benefits of hiring a professional to your Xmas decorating providers
consist of:. Christmas Decorating 2009: Element eight - Coke Xmas
Tree Topper. This time-honoured tradition goes back to pre-Christian times and even though it truly is good
to follow the tradition, in addition, it makes people feel
excited about forthcoming festivities.

Also visit my weblog cheap homemade christmas decorations

Anónimo disse...

These are the clients that are pretty specific and tough to handle.
The first bunk bed is of the regular height,
while the second bed can slide in under the first. Turn on those creative juices and keep an open mind.



Check out my blog ... Www.tabledecorationideas.org

Anónimo disse...

Peculiar article, totally what I needed.

Look into my homepage Quantrim ingredients

Anónimo disse...

These feeding birds also require a bird bath, and our bird
lovers take no step backward from providing them one. Only word of wisdom to take care of
is to understand that the garden planning is essential before thinking about creative ideas for garden decoration.
I had never been to Traverse City and I was really impressed by the city and
its surrounds.

Here is my blog post; easy garden decoration ideas

Anónimo disse...

These feeding birds also require a bird bath, and our bird lovers
take no step backward from providing them one.
Only word of wisdom to take care of is to understand that the garden planning is essential before
thinking about creative ideas for garden decoration.
I had never been to Traverse City and I was really impressed by the city and its surrounds.


Feel free to surf to my page :: easy garden decoration ideas

Anónimo disse...

This can look very dramatic, and provide a vibrant look to this part of
your room - the part where daylight comes in.
After a long hard day we all know there's nothing like climbing in to your own bed and recharging your batteries ready to tackle tomorrow. However, because of the way that people perceive interior design, they refuse to take it and enroll for architecture instead.

Feel free to surf to my web blog; home interior decor photos

Anónimo disse...

I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design
this website yourself or did you hire someone to do
it for you? Plz answer back as I'm looking to design my own blog and would like to find out where u got this from. appreciate it

Look at my web page where To buy quantrim

Anónimo disse...

As soon as the outline has been fulfilled, you are going to be capable of identify the obtainable wall space and make a decision how quite a few golf images you need to invest in.
Cork flooring is soft, so it's far more appropriate for children decoration. A further important advantage of vinyl wallpapers is the fact that they're quick to clean.


Look at my web blog ... Baby Nursery decorating ideas

Anónimo disse...

If you add peanut butter and bird seed to your pine cones the birds will appreciate it.
The ancient art of feng shui dictated the fireplace be
positioned in a area in the home susceptible to winter winds and
that it also be located on an exterior wall. Huge BAD Xmas
BASKET - Fill a exciting Christmas-themed basket with colorful ornaments and greenery.


Feel free to surf to my webpage ... http://www.ideasforchristmasdecorating.com/chpictures/preview/1824/inflatablechristmasyarddecorationsairblownchristmasholiday.html

Anónimo disse...

The manual juicer is the simplest form of all juice processors.

The Omega Vert HD Juicer combines the best of all juicers into one machine.
Even though several sites felt that the Omega juicer was better, a
lot of consumers I spoke to actually prefers the Solostar II.


Feel free to surf to my blog post - juicer amazon

Anónimo disse...

You can even synchronize the table cloth colors with the bridesmaid's dresses or the bride's bouquet.
The three most popular types are modern, retro and antique.
It also adds a pop of color and livens up the dining table.


my blog post :: http://www.tabledecorationideas.org/ideas/look/166/woodenstudytabledesign.html

Anónimo disse...

The intensity and color of the lights are important for the
ambiance. This includes looking at choices with regards to
room layout, choice of cabinets and tiles and lots of other design factors.

The palace of Versailles is one of its best examples and it
eloquently translates self-indulgence.

My website :: bedroom decorating Ideas

Anónimo disse...

I have attempted to your past 35 quite a few many years
to drop and Retain OFF my stomach additional body
fat. I have attempted everything from meals prepare tablets, personal trainers, every single consuming program ever proposed, I at the moment
shell out on two gymnasium memberships, at
a time, and also have not had the time to suit your needs to use the advantages of
each amongst them in a lot more than a yr. I've to state that only issue that assisted me weight lost drops hoping the ambiance, ease and also the availability to the providers at this time getting opened from five:00a.m until eventually finally 10:00pm would motivate me to remain on track, attend lots of the cardio programs, aquatics programs, phase lessons etc…

Review my weblog: lose weight quickly Week

Anónimo disse...

These are often also one of the wedding favors given to the guests as "Thank you" gifts for
attending. Look for images that epitomise these words,
the web is very useful here. A glass bowl can of
course look good all on its own, but to make it more festive, decorative, and
to add a bit of color it's often a good idea to fill it with something or other.

my web site :: topweddingdecoratingideas.com

Anónimo disse...

Hey I am so excited I found your website, I really found you by accident, while I was browsing on Google for something else, Regardless I am here now and would just like
to say thank you for a marvelous post and a all round entertaining blog (I also love the theme/design), I don't have time to look over it all at the moment but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb work.

my homepage :: anybody tried pain gone pen

Anónimo disse...

I was extremely pleased to discover this site. I need to to thank you for
ones time for this particularly fantastic read!! I definitely
enjoyed every part of it and i also have you bookmarked
to look at new stuff on your blog.

Feel free to surf to my site: myipadidea.com

Anónimo disse...

I do not create a ton of responses, however i did some searching and wound up here
"A hist�ria do reumatismo...". And I actually do have 2 questions for you if you tend not to mind.
Is it just me or does it give the impression like a few of these comments look like coming from brain dead visitors?
:-P And, if you are writing at additional sites,
I'd like to follow everything fresh you have to post. Would you make a list of every one of all your public pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

Feel free to surf to my web page: juice fasting

Anónimo disse...

Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed!

Very helpful information particularly the last part :) I care
for such information a lot. I was looking for this particular information for a very long time.
Thank you and best of luck.

Feel free to surf to my page ... http://masfoxpro.com/index.php?title=Usuario:LoriHolli

Anónimo disse...

Your method of explaining everything in this post is in fact
good, all be able to without difficulty know it, Thanks a lot.


Also visit my homepage: answers.vanguardngr.com

Anónimo disse...

This paragraph will help the internet people for creating new blog or even a blog from start to
end.

My webpage - wiki-naturba.Totemnumerique.Com

Anónimo disse...

Hi, There's no doubt that your site might be having web browser compatibility problems. When I take a look at your web site in Safari, it looks fine but when opening in IE, it's got some overlapping issues.

I just wanted to provide you with a quick heads up!

Aside from that, wonderful site!

Also visit my weblog reverse osmosis filtration

Anónimo disse...

Pretty portion of content. I simply stumbled upon your
web site and in accession capital to say that I acquire
in fact enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing in your augment or even
I fulfillment you get entry to consistently fast.

Here is my homepage - flashlights you shake

Anónimo disse...

My spouse and I stumbled over here different website and thought I might check things out.

I like what I see so now i'm following you. Look forward to finding out about your web page again.

My page: goodwill online Store

Anónimo disse...

Hello, all is going nicely here and ofcourse every one is sharing data, that's in fact fine, keep up writing.

Look into my page quantrim consumer reviews

Anónimo disse...

You should take part in a contest for one of the most useful blogs
on the net. I'm going to recommend this web site!

Also visit my blog magic johnson